• facebook page

Tratamento pelo Lítio

Este texto foi escrito para ajudá-lo a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio (Priadel).

Apesar de responder a muitas perguntas que os doentes terão feito ao seu médico acerca do tratamento pelo Lítio, não significa isso que se substitua ao seu conselho, mas sim completá-lo-á.

O doente poderá ter dúvidas acerca de quaisquer aspectos da sua doença ou do seu tratamento, sendo aconselhável contactar o seu médico sem demora. As necessidades individuais dos doentes variam. Deste modo, algumas respostas podem diferir ligeiramente das dadas pelo seu médico.

O que é o Lítio?

O Lítio é um elemento mineral que ocorre na natureza.

Os comprimidos são fabricados por um processo especial sob a forma de carbonato o que assegura a libertação a níveis controlados do lítio no sangue, durante um período de 24 horas. Isto significa que o doente pode tomar o Lítio uma a duas vezes por dia.

Como me poderão ajudar os comprimidos de Lítio?

Muitos anos de pesquisa cuidadosa e uso clínico extenso demonstraram que o Lítio, quando tomado na dose correcta, normaliza a vida do doente.

O medicamento ajudá-lo-á a evitar as recaídas das depressões ou da fase de euforia.

Como funciona o Lítio?

É complexo, intervindo no Sistema Nervoso Central com uma acção estabilizadora do humor.

Qual a rapidez com que o Lítio funciona?

Varia de doente para doente e depende da fase da doença. Em alguns tipos de crise podem ser obtidos resultados no pequeno espaço de 7 a 14 dias. Por outro lado, se o médico está a tratar o doente com Lítio para evitar a recorrência da doença, podem ser necessários 6 a 12 meses, antes de se conseguir uma eficácia completa.

Durante quanto tempo se toma o Lítio?

Na maioria dos doentes o Lítio é usado tanto para tratar a doença como para evitar a sua recorrência.

Assim, e tal como o médico recomendará, deverá tomar Lítio durante um longo período.

O que acontecerá se o doente parar de tomar Lítio?

Em muitos casos ocorrerá uma situação de doença.

O doente só poderá parar o tatamento a conselho do médico.

Qual a frequência com que necessita de tomas Lítio?

Numa dose única, ou em duas doses diárias, numa média de 1 a 4 comprimidos por dia.

Terá o doente de tomar sempre o mesmo número de comprimidos de Lítio por dia?

De tempos a tempos, e por variadas razões, o médico pode decidir alterar a dose diária de Lítio entre meio e um comprimido por dia.

Pode esmagar ou dissolver o Lítio caso tenha dificuldades em engolir?

Não. Os comprimidos de Lítio podem ser engolidos com água ou então com uma bebida fria. Nunca esmagar, mastigar ou dissolver, dado que estas acções destruirão a sua composição especial. Se a sua dose diária é, por exemplo, dois comprimidos e meio, é perfeitamente adequado para o doente dividir o comprimido. Cada comprimido tem uma ranhura, para auxiliar o doente a dividir o comprimido adequadamente.

O que deverá fazer caso se esqueça de tomar a dose diária de Lítio?

Deve tomar a sua dose normal na altura devida no dia seguinte. Não tomar uma dose dupla.

O que deverá fazer caso se esqueça de tomar um certo número de doses de Lítio?

Caso se esqueça de tomar várias doses de Lítio, é aconselhável reiniciar, tomando a sua dose normal diária, na altura habitual, no dia em que se lembra. Se nos dias seguintes, se tem de deslocar ao médico para fazer a análise de doseamento de Lítio no sangue, é importante que lhe fale acerca das doses omitidas.

Qual a finalidade das colheitas de sangue?

Se está a obter benefício com o Lítio, deverá manter um certo nível de Lítio no sangue. De modo diferente da maioria dos medicamentos o nível sanguíneo do produto activo é facilmente determinado. O nível que dá os melhores resultados varia de doente para doente. Depois do médico ter estabelecido o melhor nível para o doente, as colheitas de sangue regulares rapidamente detectam qualquer alteração, permitindo ao médico ajustar a dose de comprimidos adequadamente.

Qual a frequência com que terá de fazer a análise de sangue?

A primeira análise é em geral efectuada 4 a 5 dias após o doente ter iniciado o Lítio, e então em intervalos regulares até estabilizar o tratamento.

Deverá fazer-se então um controle periódico.

Pode tomar o Lítio sem efectuar testes de sangue?

Não.

Deve fazer-se o teste de sangue na mesma altura do dia?

É melhor fazer o teste de sangue na mesma altura do dia. Por razões práticas nem sempre é possível.

Nesse caso, deixar sempre um intervalo de 12 horas entre a última dose de Lítio e a altura da colheita. Assegurar-se se o médico tem conhecimento deste intervalo.

Pode o Lítio ter efeitos secundários?

Os medicamentos mais potentes produzem efeitos secundários num pequeno número de doentes, e, no caso do Lítio, eles podem ocorrer em fases precoces do tratamento quando os níveis se estão a estabilizar, ou, mais tarde, após ficarem estabilizados. Crises de vómitos, diarreia, sonolência, ou volumes aumentados de urina, são motivos para consultar o seu médico, o qual decidirá o tipo de acção a ser tomada. A maioria das pessoas tomam o Lítio sem qualquer interferência de efeitos secundários.

Existem doentes que não deverão tomar o Lítio?

Sim. Eles formam uma pequena minoria, bem conhecida do médico.

Podem, quaisquer das das doenças com febre, a gripe, as gastroentrites e as infecções urinárias podem alterar a quantidade de Lítio que circula no organismo. Caso o doente desenvolva quaisquer destas infecções, diarreias, náuseas, vómitos ou um tremor intenso, deverá informar o médico imediatamente. O doente deve dizer ao médico que está a ser tratado com Lítio, no caso deste o desconhecer.

Podem-se tomar outros medicamento durante o tratamento com Lítio?

Sim, mas sempre com controle médico.

Pode-se conduzir ou trabalhar com máquinas enquanto toma Lítio?

Sim.

É necessária uma dieta especial enquanto se toma Lítio?

Não são necessárias nenhumas restrições dietéticas, mas o doente deverá ter refeições regulares e manter a ingestão normal de sais e líquidos. Deverá consultar o seu médico antes de tomar medicamentos, ou começar qualquer dieta de emagrecimento. Um pequeno número de doentes aumentam de peso enquanto tomam LÍTIO. Caso tenha um aumento de sede, deve beber água ou bebidas não açucaradas.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio?

A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

Afectará o Lítio a actividade sexual?

Não.

Deverá o doente parar o Lítio caso deseje ter um filho?

Sim, após prévio aconselhamento médico.

Se uma doente engravidar e estiver a tomar Lítio, o que deve fazer?

Parar imediatamente de tomar os seus comprimidos. Deve informar o médico caso pense que está grávida e aconselhar-se junto dele.

Pode amamentar o seu bebé enquanto toma Lítio?

Não. A amamentação normalmente não é aconselhada, dado que algum LÍTIO pode estar presente no leite da mãe, e o médico em geral recomendará que o seu filho seja alimentado artificialmente.

Caso tenha um acidente ou outra urgência médica, até que ponto é importante que os médicos saibam que toma o Lítio?

Os médicos que trabalham nas urgências são bastante ajudados pelo conhecimento dos medicamentos que o doente toma regularmente, sendo útil que este seja portador da indicação dos medicamentos que toma.

O que deve fazer caso comece a sentir alterações do humor (eufóricas ou depressivas) mesmo tomando o Lítio?

Se a alteração persiste durante 2 dias, deverá ir ao médico. Pode ser necessário modoficar a dose de LÍTIO.

Deverá o doente ir ao médico, mesmo quando se sente bem?

Sim, para uma avaliação periódica em consulta médica.

Destaque

Notícias e actividades

VER TODAS

Concurso de Fotografia Criativa ADEB

Concurso de Fotografia Criativa ADEB

Concurso de Fotografia Criativa cuja temática é "A Sociedade e os Afetos" na área da Saúde Mental e inserido no âmbito do ESPAÇO D’ARTE

Publicado a 31/08/2017

+ Ver mais
Atividades Espaço d'Arte ADEB 2º Semestre 2017

Atividades Espaço d'Arte ADEB 2º Semestre 2017

Grupo Musical; Sessões de Relaxamento, Ioga e Exercício Físico; Workshops Temáticos; Atividades Externas; Treinos de Corfebol; Concursos e Exposição.

Publicado a 22/08/2017

+ Ver mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização