• facebook page
ASSOCIE-SE Juntos fazemos a diferença!

Revista Bipolar n.º 57

Publicado a 19/03/2018

BIPOLAR N.º 57, Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

Revista Bipolar n.º 57 - O AMOR NO HUMOR e o sentido de vida na Doença Bipolar

Revista com periodicidade bianual: 1º Semestre de 2018

  • O AMOR NO HUMOR e o sentido de vida na Doença Bipolar
  • “A minha experiência de (des)emprego”
  • Manual de Psiquiatria Clínica
  • Prevenção-ação para o uso adequado de Benzodiazepinas
  • Mais saúde, mais qualidade de vida
  • Promoção da empregabilidade das pessoas
  • Homenagem ao Dr. Álvaro de Carvalho
  • Promover e potencializar a participação desportiva, cultural e criativa
  • Apoio e orientação profissional na ADEB - Rumo à empregabilidade
  • “Suicidios caem abaixo dos dois mil por ano”
  • testemunho
  • poesia
  • Novo Diretor do Programa para a Área da Saúde Mental
  • XII Congresso Nacional de Psiquiatria
  • Convocatória Assembleia Geral

Alguns temas abordados

O AMOR NO HUMOR
e o sentido de vida na Doença Bipolar

Por Diana Couto, Tesoureira e Gestora de Qualidade da ADEB

“(...) No ano em que a ADEB homenageia Florbela Espanca, a poetisa com maior expressão na poesia feminina portuguesa, que tão bem soube transformar o sofrimento num legado de inspiração para os nossos corações, com tão semelhantes inquietações, proponho uma reflexão e partilha, fruto da vivência pessoal, sobre o Amor, tendo como ponto de partida um dos seus mais conhecidos poemas. De que forma é que o “TUM TUM!”, o “batimento do nosso coração”, num “dentro e fora” (busca, “é ter fome, é ter sede de Infinito” e encontro, “E é amar-te assim perdidamente”), influencia o humor e “bombeia” o sentido de vida na doença bipolar? Que “bomba” é esta que, sem darmos conta, nos sustenta e nos dá a Vida?

O desenho dos 3 corações que proponho na figura 1 (ver capa) como ajuda à reflexão, imprime a minha vivência do Amor numa espécie de unidade existencial (“é seres alma e sangue e vida em mim”, fusão de corpo e alma). Foi inspirado no círculo “Why, How, What” de Simon Sinek, que me foi amorosamente apresentado por uma querida amiga (coach de desenvolvimento pessoal) cujo “coração de poeta” me desafiou a descobrir o caminho de expansão do Amor na minha vida. (...)”

Manual de Psiquiatria Clínica

“(...) Este Manual é destinado a estudantes e profissionais de saúde mental, mas a pertinência e actualidade da sua abordagem às diferentes patologias torna-o num instrumento interessante para qualquer pessoa que queira perceber melhor o funcionamento, características, epidemiologia, etiologia, terapêutica, curso e prognóstico destas patologias.

A ADEB dispõe de variada documentação técnica e pedagógica, especialmente desenvolvida para pessoas com estes diagnósticos e seus familiares, mas quem procure uma abordagem mais aprofundada e técnica destas patologias pode encontrar neste manual um bom complemento para o aprofundar do seu conhecimento. (...)"


FACTOS DA VIDA REAL DA ADEB

1- Novas Instalações Delegação Região Centro ADEB

A Direção da ADEB, comunica a todos os associados, e em especial aos oriundos e residentes na área da Delegação da Região Centro da ADEB, que a partir de 01 de Março de 2018, os objetivos e valências previstos nos estatutos no campo da Reabilitação Psicossocial, das pessoas com o diagnóstico das perturbações do humor Unipolar e Bipolar, vão passar a funcionar no Edifício Mondego - Av. Fernão Mangalhães, nº 619, 1º andar, escritórios 1.06 e 1.07, 3000-178 Coimbra. (...)

2- “Dupla Face” uma Música, uma Iniciativa

A Direcção da ADEB informa os seus associados e comunidade em geral que, no dia 30 de Março de 2018, data em que se assinalam as comemorações do dia mundial da doença bipolar, será lançada a música “Dupla Face”, que estará disponível no site da ADEB para dowload por forma a ser comprada, revertendo a sua venda e direitos de autor para a ADEB.

Esta música conta com a participação solidária dos músicos:
Mário Mata, José Cid, José Gonçalves Tavares, Fausto Bordalo Dias, Rogério Oliveira, Rogério Charraz, Sofia Vitória, André Varandas, Né Ladeiras, Bárbara Braga, Luís Oliveira, Helena Palma, Alexandre Reis e Ricardo Melo.
Temos como objectivo sensibilizar a comunidade para a prevenção das perturbações de humor depressivas e bipolares e combater o suicídio.

Apelamos ainda para que seja efectuado um Donativo para reverter para as novas instalações da Delegação da Região Centro, em Coimbra, que tem um custo previsto de 25 mil euros e irão ser oportunamente inauguradas.

Contamos com todos vós para comprar a música e/ou efectuar um donativo e estarem presentes no nosso concerto solidário, pois só se todos contribuirmos poderemos recolher a verba necessária para alcançar o nosso objectivo!

+ Ver Revista (pdf)


Destaque

Notícias e actividades

VER TODAS

Sem motivos para viver Anna Clendening encantou na TV

Sem motivos para viver Anna Clendening encantou na TV

Anna Clendening cantou maravilhosamente "Hallelujah", de Leonard Cohen. Luta contra a ansiedade, ataques de pânico e depressão desde os 14 anos.

Publicado a 04/10/2016

+ Ver mais
ADEB como tema de entrevista no Ciência & Saúde

ADEB como tema de entrevista no Ciência & Saúde

Entrevista sobre a ADEB representada pelo Dr. Sergio Paixão, psicólogo clínico da Associação, com Rosania Fernandes, Ciência & Saúde.

Publicado a 17/03/2016

+ Ver mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização