ASSOCIE-SE Juntos fazemos a diferença!

Revista Bipolar n.º 1 à 60

Publicado a 26/05/2021

BIPOLAR N.º1 à 60 , Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

BIPOLAR N.º1 à 60 , Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

Festa do 30.º Aniversário da ADEB, em 5-6-2021

VOTOS DE LONGA VIDA DA ADEB, E QUE NUNCA FALTE A QUEM SOFRE O APOIO QUE PRECISA AO NÍVEL PSIQUICO E SOCIAL…!

A ADEB, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com fins de saúde e sociais, sem fins lucrativos, vai festejar a longa caminhada de 30 anos a 5 de junho de 2021, sendo considerada a maior Associação comunitária na área da saúde no apoio às pessoas com as perturbações do humor Unipolar, Bipolar e Ansiedade e seus familiares, em Portugal.

Aquando do 25.º Aniversário da ADEB foram realizadas várias atividades com toda a liberdade, proficuidade e com uma assinalável participação dos associados e diversas entidades oficiais públicas e privadas.

Tendo em conta que estamos a viver uma pandemia, a qual limita os festejos do 30.º Aniversário, a realizar no dia 5 de junho de 2021 (sábado), data da fundação da ADEB e encontrando-se em prática a vacinação da população, o covid-19 poderá vir a ser debelado, a médio prazo, incutindo-nos a esperança de passarmos a ter uma vida com menos limitações da liberdade, mais produtiva e mais saudável.

Na sequência de estudos e estatísticas dos responsáveis pelo setor da saúde mental, constata-se que o atual estado de pandemia veio potenciar e elevar mais casos e recidivas de ansiedade e depressão implicando mais sofrimento, medo e isolamento social. Atualmente, existe em Portugal uma elevada prevalência de pessoas com perturbações de ansiedade (16,6%), de depressão (7,6%) e de perturbação de humor Bipolar (2%).

Foi com sentido do dever por uma nobre causa, que um pequeno núcleo de pessoas e técnicos de saúde mental, com consciência política, social e espírito de missão por uma causa solidária, se empenharam e dedicaram com orgulho em 1991 na constituição da primeira instituição de saúde mental em Portugal, especializada no apoio e ajuda a pessoas com diagnóstico da Doença Unipolar, Bipolar, perturbações de ansiedade e seus familiares.

Nesta sequência, o símbolo padronizado, registado e usado pela ADEB, representa e veicula várias imagens alegóricas dos estados físicos e psicológicos dos Associados. Aquando da fundação da Associação em 1991, pela primeira vez, os fundadores pioneiros e inovadores na constituição da Associação adotaram um símbolo pintado a preto e amarelo representando a alegria e a tristeza. A negra depressão e o fogo da euforia., bem como traçaram os objetivos, fins e metas que embora tenham sido implantados paulatinamente ao longo dos tempos, têm proporcionado a milhares de pessoas informação especializada, educação para a saúde, prevenção de recidivas, habilitação e autonomia contribuindo desta forma para aumentar a literacia e obtenção de mais saúde, qualidade de vida e cidadania.

A ADEB tem sido o farol e o esteio para milhares de pessoas, onde têm encontrado o referencial e suporte nos seus objetivos estatutários, os quais são implementados, através de valências instituídas no dia a dia, nomeadamente no campo dos Cuidados Continuados em Saúde Mental versus Reabilitação Psicossocial (RPS,) Grupos Psicoterapêuticos (GPT,) Apoio e Orientação Profissional (AOP), Grupos de Ajuda Mútua (GAM), Fórum Sócio Ocupacional (FSO), Atividades Culturais e Recreativas (ACR), SOS Sentir ADEB, Sessões Psicopedagógicas sobre Saúde Mental.

Durante as últimas três décadas, a ADEB tem obtido visibilidade a nível nacional, também graças à colaboração com várias organizações da sociedade civil e da Comunicação Social, tendo atuação a nível nacional, natureza, matriz e objeto jurídico na área da saúde e social, prestando apoio em todos os distritos onde existem filiados com o diagnóstico da Doença Unipolar, Bipolar e perturbações ansiosas.

A ADEB tem sido fonte de informação fidedigna e especializada na promoção da saúde mental em Portugal, dando resposta à solicitação da comunidade por intermédio da linha SOS Sentir ADEB, por e-mail e pela via presencial ou online, tendo realizado até hoje milhares de apoios, divulgação de informação psicopedagógica e esclarecimentos sobre as patologias psiquiátricas e cuidados a ter no dia a dia.

IPSS de utilidade pública com fins de saúde e sociais 8 Nesta sequência, a credibilidade e protagonismo tem vindo a consolidar-se, embora com as suas limitações económicas, no âmbito da saúde como a maior Associação de saúde mental no apoio e representação da doença unipolar e bipolar em Portugal.

No que concerne ao desenvolvimento e resultados quantitativos e qualitativos obtidos ao longo de 30 anos pelas pessoas, verifica-se que a ADEB vem contribuindo para a melhoria da saúde pública e melhor saúde mental, com a abrangência de milhares de pessoas com o diagnóstico das perturbações de humor Unipolar, Bipolar e Ansiosas.

Salientando uma máxima do grande poeta Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. A ADEB durante 30 anos deu um contributo assinalável na promoção, divulgação da saúde mental e na obtenção de ganhos de saúde, qualidade de vida e estabilidade psicossocial a milhares de pessoas.

Tendo em consideração que este Almanaque contempla os artigos mais proeminentes nos mais diversos temas sobre saúde mental incluídos nos 60 números da revista Bipolar, editados desde a data da fundação da Associação em 1991, o mesmo contem cerca de quatrocentas e cinquenta e duas páginas, tendo como objetivo dar relevo e assinalar o 30.º Aniversário da ADEB, celebrado a 5 de junho de 2021, no Anfiteatro da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Torna-se relevante salientar o empenho de centenas de colaboradores da revista Bipolar, e agradecer o contributo gracioso de associados, técnicos da área da saúde mental, os quais têm sido uma mais valia na divulgação e promoção da saúde mental no geral e em especial das patologias Unipolar, Bipolar e da ansiedade.

Ao longo da sua história de vida, a ADEB tem tido o privilégio de contar com atitudes solidárias e a colaboração de dezenas de técnicos da área clínica, familiar, da psiquiatria, psicologia, enfermagem e do setor social.

É muito gratificante observar o respeito e a consideração das entidades oficiais, públicas e privadas pelo relevante papel interventor na área da saúde mental, com resultados positivos na defesa dos direitos humanos, da saúde pública, no combate ao estigma e exclusão social.

Este saldo positivo é fruto do empenho do Elenco dos Corpos Sociais, da dedicação da Equipa de trabalhadores e voluntariado social, os quais têm tido o engenho e arte de cumprir a matriz, a filosofia e objetivos da ADEB, os quais se orientam pela seguinte visão sociológica “Ao longo de 30 anos da ADEB, se o nosso empenho não estivesse neste projeto, se a nossa procura não consistisse em inovar e consolidar o que já existe, se nossa razão não fosse levar a bom porto um trabalho social e de saúde mental, as pessoas com perturbações do humor não estariam tão bem protegidos e apoiados nos seus direitos em Portugal”.

Lisboa, 1 de junho de 2021
Delfim Augusto d’ Oliveira
Presidente da Direção da ADEB
Diretor da revista Bipolar

+ Ver Revista em PDF



Destaque

Notícias e actividades

VER TODAS

Relatório revela que cerca de 200 mil portugueses sofrem de doença bipolar

Relatório revela que cerca de 200 mil portugueses sofrem de doença bipolar

António Sampaio, psiquiatra, em entrevista à RTP no programa Bom Dia Portugal, em 30 Abril 2019.

Publicado a 15/09/2020

+ Ver mais
Atividades ADEB (Delegação Centro) 2º semestre 2021

Atividades ADEB (Delegação Centro) 2º semestre 2021

Atividades ADEB (Delegação Centro) 2º semestre 2021. Sessões Psicopedagógicas: 1) Projeto D'Arte; 2) Empregar100discriminar; 3) Impacto da aplicação de um ...

Publicado a 06/09/2021

+ Ver mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização