ASSOCIE-SE Juntos fazemos a diferença!

SEM MAIS TEMPO A PERDER

Publicado a 14/08/2020

Saúde mental em Portugal: um desafio para a próxima década

Sem mais tempo a perder – Saúde mental em Portugal: um desafio para a próxima décadaViver com problemas de saúde mental

As principais políticas na área da saúde mental em Portugal foram orientadas pelos princípios de justiça, equidade e respeito pelos direitos das pessoas que vivem com problemas de saúde mental. Não obstante, a Lei de Saúde Mental necessita de ser revista e adaptada à atual convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Também o Estatuto do Cuidador Informal necessita de ser regulamentado para garantir os direitos das pessoas com doentes crónicos a seu cargo. Assegurar os direitos dos cuidadores é também defender o bem-estar das pessoas com doença.

Promover a saúde mental

É necessário integrar a promoção da saúde e do bem-estar mental nas estratégias de promoção e proteção da saúde das populações, de forma abrangente e intersectorial.

Cuidados de saúde mental

As dificuldades de articulação entre os serviços de saúde mental e os cuidados de saúde primários ainda são uma realidade, dificultando a referenciação dos doentes.

Pese embora a reforma da rede hospitalar em psiquiatria e saúde mental esteja quase concluída, é necessário terminar a transferência de respostas de internamento de agudos dos hospitais psiquiátricos para os hospitais gerais. Concluída essa reforma, os hospitais psiquiátricos precisam de uma reorganização de recursos e de espaço para poderem dedicar-se ao internamento de inimputáveis.

Finalmente, a prestação de cuidados continuados em saúde mental ainda é muito limitada e assimétrica, sendo necessário expandir rapidamente as respostas nesta área, orientadas pelos princípios da universalidade e equidade.


Consulte o relatório completo do Conselho Nacional de Saúde.
Sem mais tempo a perder – Saúde mental em Portugal: um desafio para a próxima década.
Lisboa: CNS, 2019.

VER RELATÓRIO COMPLETO (pdf)



Destaque

Notícias e actividades

VER TODAS

Debate

Debate "Descobrir Mentes", uma viagem pela saúde mental

Participação da ADEB no debate "Descobrir Mentes", uma parceria TSF/JN com a Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

Publicado a 15/09/2021

+ Ver mais
Relatório revela que cerca de 200 mil portugueses sofrem de doença bipolar

Relatório revela que cerca de 200 mil portugueses sofrem de doença bipolar

António Sampaio, psiquiatra, em entrevista à RTP no programa Bom Dia Portugal, em 30 Abril 2019.

Publicado a 15/09/2020

+ Ver mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização