Revista Bipolar n.º 42

agosto 6, 2012

Revista Bipolar n.º 42

Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

Hereditariedade e Saúde Mental

  • Hereditariedade nas Doenças Afetivas
  • Depressão Bipolar
  • Testemunho: Estou feliz e confiante!

 

Alguns temas abordados

Hereditariedade nas Doenças Afetivas

Por António Gomes, Médico Psiquiatra

A Hereditariedade, através dos genes, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento tanto da Doença Bipolar como da Depressão Unipolar. O ambiente tem um papel modulador e pode ou não ativar determinados genes desencadeando ou não a doença. A Doença Bipolar apresenta uma tendência genética mais marcada do que a Depressão Unipolar. Na Depressão Unipolar os acontecimentos de vida e a personalidade têm um peso mais significativo do que na Doença Bipolar.

Depressão Bipolar

Por Rita Crispim, Psicóloga Clínica da ADEB

O que diferencia a Depressão Unipolar da Depressão Bipolar é a ocorrência de episódios de mania ou hipomania, no historial da pessoa. Assim, a Depressão Bipolar consiste nos episódios depressivos que incidem em pessoas com Patologia Bipolar.

No campo da genética, existem evidências de que pessoas com Depressão Unipolar, sem episódios maníacos ou hipomaníacos espontâneos, mas que apresentam história familiar de Patologia Bipolar, têm maior risco de sofrer uma mania induzida por antidepressivos.

+ VER REVISTA (PDF)

Voltar
Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.