Inventário e Balanço 2017-2021

Inventário e Balanço sobre os dados e estatísticas da ADEB de 2017 a 2021, sobre o trabalho implementado e desenvolvido pela Associação de Apoio aos Doentes Depressivos - ADEB, de âmbito nacional, no campo da saúde mental, nomeadamente nas perturbações de humor Unipolar, Bipolar e Ansiosas.

A ADEB tem prestado, desde 1991, um serviço de utilidade pública com fins de saúde e social, com o propósito de promover e desenvolver ações junto das pessoas que sofrem e têm um diagnóstico de perturbações de humor depressiva e bipolar, e diversas comorbilidades associadas, bem como junto dos seus familiares, amigos e outros cuidadores informais.

Assim, com base na ampla experiência profissional da nossa equipa técnica, enriquecida pela visão estratégica, pelo conhecimento da política de saúde mental e social dos Corpos Gerentes da ADEB, temos desenvolvido diversas ações e serviços, em parceria e envolvendo as entidades públicas e privadas, como Hospitais, Autarquias e Universidades e junto da comunidade em geral.

Tendo em conta a Inventariação e Balanço realizado pela Direção da ADEB, a nível quantitativo e qualitativo, do quinquénio entre os anos 2017 a 2021, registamos: um apoio a 1965 pessoas através da nossa linha de apoio telefónico SOS: Sentir ADEB e a 2709 pessoas através do correio eletrónico; foram efetuada, 1096 Avaliações Primárias de Saúde e Social (triagem) pela nossa equipa de psicologia clínica e serviço social, de forma a prestar o devido apoio e encaminhamento interno ou externo consoante as necessidades avaliadas.

No âmbito da Reabilitação Psicossocial, foram acompanhados 1584 utentes em 12.539 consultas de Psicologia e 80 utentes em Psicoterapia Cognitivo Comportamental; foram apoiados 79 adolescentes em 363 consultas de Psicologia; 20 pessoas foram apoiadas em Serviço de Apoio Domiciliário; relativamente aos grupos, realizaram-se 23 Grupos Psicoeducativos, 17 Grupos Terapêuticos de Stress e Ansiedade, 3 Grupos de Prevenção de Ideação e Comportamento Suicida; a nível do Apoio e Orientação Profissional foram apoiadas 245 pessoas em situação de desemprego; tendo participado 755 pessoas em Grupos de Ajuda Mútua; realizaram-se 565 atividades culturais, desportivas e recreativas; tendo se realizado 54 Sessões Psicopedagógicas, 13 Colóquios, diversas ações informativas e de esclarecimento em escolas secundárias e universitárias para alunos e professores sobre saúde mental, bem como, em autarquias e outras instituições públicas, tendo sido editadas em suporte informático 65 Revistas Bipolar e distribuídos 29255 materiais psicopedagógicos, alusivos a várias temáticas sobre saúde mental, aos associados e comunidade em geral. Por último, 16 pessoas usufruíram do Aconselhamento Jurídico, nas várias áreas do Direito.

Lisboa, 9 de Abril de 2022

O Presidente da Direção da ADEB,
Delfim Augusto de Oliveira

Ver DADOS EM PDF
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.