Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares
Revista com periodicidade bianual: 1º Semestre de 2018
- O AMOR NO HUMOR e o sentido de vida na Doença Bipolar
- “A minha experiência de (des)emprego”
- Manual de Psiquiatria Clínica
- Prevenção-ação para o uso adequado de Benzodiazepinas
- Mais saúde, mais qualidade de vida
- Promoção da empregabilidade das pessoas
- Homenagem ao Dr. Álvaro de Carvalho
- Promover e potencializar a participação desportiva, cultural e criativa
- Apoio e orientação profissional na ADEB - Rumo à empregabilidade
- “Suicidios caem abaixo dos dois mil por ano”
- testemunho
- poesia
- Novo Diretor do Programa para a Área da Saúde Mental
- XII Congresso Nacional de Psiquiatria
- Convocatória Assembleia Geral
Alguns temas abordados
O AMOR NO HUMOR
e o sentido de vida na Doença Bipolar
Por Diana Couto, Tesoureira e Gestora de Qualidade da ADEB
“(...) No ano em que a ADEB homenageia Florbela Espanca, a poetisa com maior expressão na poesia feminina portuguesa, que tão bem soube transformar o sofrimento num legado de inspiração para os nossos corações, com tão semelhantes inquietações, proponho uma reflexão e partilha, fruto da vivência pessoal, sobre o Amor, tendo como ponto de partida um dos seus mais conhecidos poemas. De que forma é que o “TUM TUM!”, o “batimento do nosso coração”, num “dentro e fora” (busca, “é ter fome, é ter sede de Infinito” e encontro, “E é amar-te assim perdidamente”), influencia o humor e “bombeia” o sentido de vida na doença bipolar? Que “bomba” é esta que, sem darmos conta, nos sustenta e nos dá a Vida?
O desenho dos 3 corações que proponho na figura 1 (ver capa) como ajuda à reflexão, imprime a minha vivência do Amor numa espécie de unidade existencial (“é seres alma e sangue e vida em mim”, fusão de corpo e alma). Foi inspirado no círculo “Why, How, What” de Simon Sinek, que me foi amorosamente apresentado por uma querida amiga (coach de desenvolvimento pessoal) cujo “coração de poeta” me desafiou a descobrir o caminho de expansão do Amor na minha vida. (...)”
Manual de Psiquiatria Clínica
“(...) Este Manual é destinado a estudantes e profissionais de saúde mental, mas a pertinência e actualidade da sua abordagem às diferentes patologias torna-o num instrumento interessante para qualquer pessoa que queira perceber melhor o funcionamento, características, epidemiologia, etiologia, terapêutica, curso e prognóstico destas patologias.
A ADEB dispõe de variada documentação técnica e pedagógica, especialmente desenvolvida para pessoas com estes diagnósticos e seus familiares, mas quem procure uma abordagem mais aprofundada e técnica destas patologias pode encontrar neste manual um bom complemento para o aprofundar do seu conhecimento. (...)"
FACTOS DA VIDA REAL DA ADEB
1- Novas Instalações Delegação Região Centro ADEB
A Direção da ADEB, comunica a todos os associados, e em especial aos oriundos e residentes na área da Delegação da Região Centro da ADEB, que a partir de 01 de Março de 2018, os objetivos e valências previstos nos estatutos no campo da Reabilitação Psicossocial, das pessoas com o diagnóstico das perturbações do humor Unipolar e Bipolar, vão passar a funcionar no Edifício Mondego - Av. Fernão Mangalhães, nº 619, 1º andar, escritórios 1.06 e 1.07, 3000-178 Coimbra. (...)
2- “Dupla Face” uma Música, uma Iniciativa
A Direcção da ADEB informa os seus associados e comunidade em geral que, no dia 30 de Março de 2018, data em que se assinalam as comemorações do dia mundial da doença bipolar, será lançada a música “Dupla Face”, que estará disponível no site da ADEB para dowload por forma a ser comprada, revertendo a sua venda e direitos de autor para a ADEB.
Esta música conta com a participação solidária dos músicos:
Mário Mata, José Cid, José Gonçalves Tavares, Fausto Bordalo Dias, Rogério Oliveira, Rogério Charraz, Sofia Vitória, André Varandas, Né Ladeiras, Bárbara Braga, Luís Oliveira, Helena Palma, Alexandre Reis e Ricardo Melo.
Temos como objectivo sensibilizar a comunidade para a prevenção das perturbações de humor depressivas e bipolares e combater o suicídio.
Apelamos ainda para que seja efectuado um Donativo para reverter para as novas instalações da Delegação da Região Centro, em Coimbra, que tem um custo previsto de 25 mil euros e irão ser oportunamente inauguradas.
Contamos com todos vós para comprar a música e/ou efectuar um donativo e estarem presentes no nosso concerto solidário, pois só se todos contribuirmos poderemos recolher a verba necessária para alcançar o nosso objectivo!
+ VER REVISTA (PDF)
|