Doença Bipolar e Gravidez. O que é preciso saber?

dezembro 11, 2017

Doença Bipolar e Gravidez. O que é preciso saber?

Questões prévias à Gravidez

A Doença Bipolar não afeta a fertilidade, contudo se existirem dificuldades na conceção, a mulher e o parceiro devem recorrer a uma consulta de ginecologia.
A Doença Bipolar, assim como a Depressão, tem um traço hereditário, mas não resulta de uma hereditariedade direta. Uma mulher com doença Bipolar pode ter um filho saudável.

Aspetos Gerais

Durante a Gravidez tem sido descrito um relativo período de bem-estar mental. Algumas mulheres referem que o seu humor está mais estável durante a gravidez e que se sentem mais fortes e calmas que o habitual.

Existe contudo sempre o risco do aparecimento de uma crise depressiva, ou com menor frequência um episodio maníaco, principalmente se a medicação estabilizadora de humor tiver sido interrompida.

A gravidez parece ter um papel protetor no desencadear de sintomas psiquiátricos. Contudo, cerca de 10% das mulheres grávidas podem apresentar sintomas depressivos ligeiros e moderados. O maior risco é baixo se a mulher for adequadamente tratada e seguida durante todo o período de gravidez e aleitamento. A Doença Bipolar não é uma contra indicação para engravidar, mas a mulher
deve ser regularmente acompanhada pelo seu psiquiatra e ginecologista-obstetra.

+ VER ARTIGO COMPLETO EM .PDF

Voltar
Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.