março 29, 2018 - Notícias

Dupla Face, uma música, um sentimento

Dupla Face, uma música, um sentimento

O Dia Mundial da Doença Bipolar assinala-se no dia 30 de Março de 2018.

A Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, ADEB, com o apoio da Direção Geral de saúde DGS irá prestigiar esta data, através do lançamento da música “Dupla Face”, em prol de mais e melhor saúde mental em Portugal, que tem como objetivo maior sensibilizar a comunidade para a prevenção das perturbações de humor depressivas e bipolares e combater o suicídio.

dupla-face-musica-e-sentimento-2-1300x679px.jpg

Descrição da imagem: Fotografia de Grupo Dupla Face

A música Dupla Face conta com a participação solidária dos músicos Mário Mata, José Cid, José Gonçalves Tavares, Fausto Bordalo Dias, Rogério Oliveira, Rogério Charraz, Sofia Vitória, André Varandas, Né Ladeiras, Bárbara Braga, Luís Oliveira, Helena Palma, Alexandre Reis, Ricardo Melo e vídeo de João Guimarães.

A música Dupla Face já está aqui disponível no site da ADEB para download por forma a ser comprada, revertendo a sua venda e direitos de autor para a ADEB:

SPOTIFY  iTUNES  GOOGLE PLAY

Apelamos ainda que a comunidade efetue um donativo que irá reverter para as novas instalações em Coimbra que serão, em breve, inauguradas.

Está ainda prevista a participação dos artistas mencionados num concerto solidário, em prol dos doentes unipolares, bipolares e suas famílias, que se irá realizar em meados de Outubro de 2018, por ser a data das comemorações do Dia Mundial de saúde mental que se assinala em 10 de Outubro, tendo como ponto alto a música Dupla Face.

A ADEB, foi fundada em 05 de Junho de 1991, é uma IPSS de utilidade pública com fins de saúde e sociais, de âmbito nacional, com o objetivo de apoiar e ajudar as pessoas com diagnóstico de Depressão e perturbação Bipolar, na sua Reabilitação Psicossocial. 

A ADEB conta atualmente com 3.592 filiados, sendo considerada a maior associação de saúde mental em Portugal, disponibilizando um conjunto de Serviços e respostas:

  • SOS: Sentir ADEB - Meio de apoio à distância mais acessível e prático, para que as pessoas, em estado de angústia, ansiedade e ideações suicidas, obtenham informações sobre a doença Unipolar e Bipolar, tendo em vista ajudar a atenuar o sofrimento. Este serviço engloba a resposta a apelações que chegam diariamente à ADEB por diferentes meios: telefone, correio eletrónico e postal;
  • Avaliação Primária Social e Clínica – (APSC), quando o utente, pela primeira vez, tem um contacto presencial com a ADEB, sendo-lhe proporcionado especialmente um apoio psicossocial, de acordo com o diagnóstico médico, tendo em conta as suas necessidades e expectativas, nas vertentes sociofamiliar, profissional, social e psicológica, a fim de ser integrado nas valências instituídas e atividades programadas;
  • Avaliação Neuropsicológica, por forma a efetuar rastreio entre deficits estruturais e funcionais ao nível das funções cognitivas e executivas;
  • Psicoterapia Cognitivo-comportamental - Linha da psicoterapia que promove uma diversidade de abordagens, com vista ao desenvolvimento de estratégias e instrumentos para lidar com situações problemáticas, dificuldades pessoais e promover pensamentos adaptativos no quadro das doenças Unipolar e Bipolar;
  • Apoio a Adolescentes, no âmbito da reabilitação psicossocial para adolescentes com perturbações de humor, em consonância com o diagnóstico do médico de família, psiquiatra ou pedopsiquiatra, visando uma avaliação e acompanhamento em psicologia clínica, de modo a prevenir e cuidar, possibilitando mais ganhos de saúde e qualidade de vida;
  • Serviço de Apoio Domiciliário - (SAD): Resposta social e clínica que consiste na prestação de apoio psicossocial individualizado e personalizado no domicílio a associados e/ou às suas famílias que, por motivo de doença Unipolar ou Bipolar ou outro impedimento de força maior, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das necessidades de apoio psicossocial nas instalações da sede nacional e delegações da ADEB;
  • Apoio aos familiares e outros cuidadores com vista à reintegração familiar;
  • Grupos de Ajuda Mútua com vista a partilha de experiências, fomentar o espírito de entre ajuda, consciencialização e aceitação da doença;
  • Grupos Psicoterapêuticos:
    • Grupos Psicoeducativos (GPE), de forma a melhorar a adesão à terapêutica farmacológica; reconhecer os sintomas de recaídas precedentes e prevenir as futuras; promover a consciencialização e proporcionar aos associados, familiares e cuidadores aptidões para lidar com a doença Unipolar ou Bipolar;
    • Grupos Terapêuticos de Stress e Ansiedade (GTSA), tendo por objetivo mudar e reestruturar padrões de pensamento, aprender técnicas de relaxamento e promover técnicas de assertividade e de afirmação pessoal;
    • Grupos de Prevenção de Ideação e Comportamento Suicida (GPICS), abordam este fenómeno complexo e multidimensional de ordem psicopatológica, antropológica, psicológica e social;
  • Realização de colóquios, encontros, sessões psicopedagógicas e workshops, a fim de informar, sensibilizar e elevar o conhecimento dos associados e comunidade em geral acerca de temáticas em torno das patologias Unipolar e Bipolar;
  • Aconselhamento e orientação jurídica aos associados em todos os ramos do Direito;
  • Apoio e encaminhamento para serviços de formação e de integração profissional com base nas seguintes atividades:
  • Ações de apoio à procura ativa de emprego; Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação; Divulgação de medidas de apoio ao emprego e formação profissional e apoio ao encaminhamento de candidatos; Encaminhamento para ações promotoras de empregabilidade.
  • Apoio sócio-ocupacional, incluindo convívio e lazer;
  • Promoção de atividades sócio- culturais e desportivas, em articulação com as autarquias, associações culturais, desportivas e recreativas ou outras estruturas da comunidade. Musica, Poesia, Teatro, Exposições de artes plásticas, Yoga, exercício físico e relaxamento, tendo em vista proporcionar, entre outros benefícios, o desenvolvimento pessoal, e uma plena inclusão na sociedade.

A Direção da ADEB, por forma a dar continuidade aos seus objetivos e missão, vem por este meio solicitar a colaboração e adesão a esta causa maior em prol dos doentes unipolares, bipolares e suas famílias, compre a música, peça aos seus familiares, amigos e conhecidos para aderirem a esta causa. Contamos com todos vós para comprar a música e/ou efetuar um donativo e estarem presentes no nosso concerto solidário, pois só se todos contribuirmos poderemos alcançar o nosso objetivo!

Com os Votos de uma Páscoa feliz.

O presidente da Direção  da ADEB,
Delfim Augusto d’Oliveira

Voltar
Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.