Entrevista ao presidente da direcção da ADEB Delfim Augusto d’Oliveira

novembro 28, 2019

Entrevista ao presidente da direcção da ADEB Delfim Augusto d’Oliveira

ADEB, a maior IPSS de utilidade pública na área da Saúde Mental em Portugal

Delfim Augusto d’Oliveira é Presidente da Direção da Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares – ADEB, que faz 28 anos em 2019 e que é a maior IPSS de utilidade pública, com fins de saúde e social na área da Saúde Mental em Portugal.

RB (Revista Bipolar) – Como surgiu a ADEB?
O Dr. José Manuel Jara, Médico Psiquiatra e Chefe de Serviços, na altura no Hospital Júlio de Matos, teve a ideia pioneira de se criar no início dos anos 90 uma associação na área da psiquiatra e saúde mental em Portugal, com o apoio e empenho de dezenas de colegas psiquiatras e outros profissionais da área da saúde mental a nível nacional, e com o objetivo de proporcionar ajuda moral, física e psíquica às pessoas com doença Depressiva (Unipolar) e Maníaco Depressiva (Bipolar) e aos seus familiares.

A fundação da associação ocorreu em 5 de junho de 1991, por uma comissão de fundadores na sua maioria composta por pessoas com diagnóstico e estabilizadas, familiares, médicos psiquiatras, enfermeiros e outros técnicos da área da saúde mental.

O primeiro elenco diretivo da associação era constituído pelos seguintes associados: José Manuel Jara (psiquiatra), Maria Bandeira e Cunha (psiquiatra), Lucília Eduarda Abrantes Bravo (psiquiatra), Artur Augusto Ribeiro (bipolar), Carlos Alberto Malheiro (bipolar), Domingos António Pereira (bipolar), Delfim Augusto d`Oliveira (bipolar), Maria Alice Nobre (psiquiatra) e Maria Elisabete Figueiredo (familiar).

+ VER ENTREVISTA COMPLETA (PDF)

 
Voltar
Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.