Lisboa, 13 de setembro de 2019 – Os documentários Across the Andes e We Are All Here foram os vencedores, ex-aequo, da edição 2019 da “Call” realizada para a Mostra de cinema do Festival Mental, anunciou hoje a organização do evento.
A edição deste ano contou com um número recorde de 110 submissões, provenientes de 38 países, entre eles documentários, ficção e filmes de animação, dos quais o júri selecionou uma lista final de 23 obras.

Ficámos Todos Aqui (We Are All Here), da realizadora escocesa Hannah Currie, é um documentário que aborda o tema do suicídio: Quando Lumo, o rapper de Glasgow, se suicida aos 21 anos de idade, uma onda de choque atravessa a comunidade hip-hop escocesa; ao tentarem perceber o porquê do suicídio para o conseguirem superar, a família e os amigos começam a encontrar pistas escondidas nas letras de Lumo e em diários e vídeos que ele deixou para trás.
|

Através dos Andes (Across The Andes) é um documentário do realizador sueco Henrik Dahlbring, que aborda o tema do suicídio e da adição: Sete anos após o suicídio do pai, os irmãos Anna e Henrik encontram-se para perceberem e partilharem o impacto que o alcoolismo, personalidade e morte dele teve nas suas vidas.
|
A escolha da lista final da obras bem como dos vencedores da Open Call foi feita por um painel de selecionadores independentes do Festival: Eurico de Barros e Rui Henriques-Coimbra (críticos de cinema), Catarina Belo (cineasta e documentarista), Maria João Barros (psicóloga, representante nomeada pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos) e, como convidado desta edição, António Roma Torres, psiquiatra, escritor e crítico de cinema.
A diretora e curadora do Festival Mental, Ana Pinto Coelho, disse a propósito que “o número recorde de obras submetidas este ano a concurso confirma a importância que, em apenas três anos, o Festival Mental ganhou internacionalmente”.
O início da 3.ª Edição do Festival Mental está agendado para o dia 2 de Novembro. A programação de todas as obras será feita na mostra de cinema do Festival Mental 2019, entre 7 e 14 de Novembro, no Cinema City Alvalade.
O evento conta com a co-produção da DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental.
Mais informação
www.mental.pt
We Are All Here: https://www.facebook.com/weareallhereteam
Across The Andes: www.magsunmedia.se/filmer/across-the-andes
Fotos de alta resolução
https://fotos.aempress.com/Festival-Mental/Edi%C3%A7%C3%A3o-2019/Mostra-de-Cinema
Para mais informações contacte:
Acerca do Festival Mental
Mental – Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes. Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto. Saiba mais em mental.pt, no Facebook e no Youtube.
|