julho 3, 2026 - Notícias

ADEB participa em encontro dedicado à promoção da participação dos cidadãos na saúde ao nível local

ADEB participa em encontro dedicado à promoção da participação dos cidadãos na saúde ao nível local

No passado dia 30 de junho, a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB) participou no encontro "Associações de Doentes e Atores Locais em Aliança" que reuniu diversas entidades, representantes do poder local, profissionais de saúde e diversos agentes do setor, com o objetivo de refletir sobre os desafios e as oportunidades da participação dos cidadãos na saúde ao nível local.

A iniciativa proporcionou um espaço de partilha, diálogo e construção conjunta, reforçando a importância do envolvimento ativo das pessoas e das comunidades na definição de políticas e estratégias que contribuam para sistemas de saúde mais participativos, inclusivos e centrados nas necessidades dos cidadãos.

A sessão teve início com a apresentação de uma experiência internacional de participação cidadã em saúde por Luis Alberto Deza Castro, Diretor Clínico do CESFAM Los Castaños, no Chile, que partilhou boas práticas e exemplos concretos de envolvimento da comunidade na tomada de decisão em saúde.

Um dos momentos centrais do encontro foi a mesa-redonda dedicada às dinâmicas locais de participação dos cidadãos. A ADEB esteve representada por Inês Xavier, psicóloga da instituição, que integrou um painel multidisciplinar composto por representantes de associações de doentes, organizações da sociedade civil e entidades do poder local. Participaram igualmente nesta mesa-redonda representantes da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), da Pintavida – Literacia em Saúde Oncológica, da Associação Portuguesa Prader-Willi (APPW), da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), da Associação de Utentes de Porto de Mós e da Câmara Municipal de Loures.

ADEB participa em encontro dedicado à promoção da participação dos cidadãos na saúde ao nível local

ADEB participa em encontro dedicado à promoção da participação dos cidadãos na saúde ao nível local

ADEB participa em encontro dedicado à promoção da participação dos cidadãos na saúde ao nível local

Ao longo do debate foram partilhadas experiências e perspetivas sobre os mecanismos de participação existentes, a importância da articulação entre associações de doentes, instituições de saúde, autarquias e restantes agentes do território, bem como as condições necessárias para promover uma participação mais efetiva, consistente, reconhecida e próxima das comunidades. Foram ainda identificados alguns dos principais desafios que persistem neste domínio, reforçando a necessidade de continuar a investir em modelos de governação colaborativa que valorizem o conhecimento, a experiência e o contributo das pessoas que vivem diariamente com a doença.

A participação da ADEB nesta iniciativa reafirma o compromisso da associação com a promoção da participação ativa dos cidadãos na saúde, reconhecendo que o envolvimento das pessoas, das associações e das comunidades constitui um elemento essencial para a construção de respostas mais adequadas, humanizadas e sustentáveis.

Voltar
Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.