Revista Bipolar n.º 1 à 60

maio 26, 2021

Revista Bipolar n.º 1 à 60

Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

 

Festa do 30.º Aniversário da ADEB, em 5-6-2021

VOTOS DE LONGA VIDA DA ADEB, E QUE NUNCA FALTE A QUEM SOFRE O APOIO QUE PRECISA AO NÍVEL PSIQUICO E SOCIAL…!

A ADEB, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com fins de saúde e sociais, sem fins lucrativos, vai festejar a longa caminhada de 30 anos a 5 de junho de 2021, sendo considerada a maior Associação comunitária na área da saúde no apoio às pessoas com as perturbações do humor Unipolar, Bipolar e Ansiedade e seus familiares, em Portugal.

Aquando do 25.º Aniversário da ADEB foram realizadas várias atividades com toda a liberdade, proficuidade e com uma assinalável participação dos associados e diversas entidades oficiais públicas e privadas.

Tendo em conta que estamos a viver uma pandemia, a qual limita os festejos do 30.º Aniversário, a realizar no dia 5 de junho de 2021 (sábado), data da fundação da ADEB e encontrando-se em prática a vacinação da população, o covid-19 poderá vir a ser debelado, a médio prazo, incutindo-nos a esperança de passarmos a ter uma vida com menos limitações da liberdade, mais produtiva e mais saudável.

Na sequência de estudos e estatísticas dos responsáveis pelo setor da saúde mental, constata-se que o atual estado de pandemia veio potenciar e elevar mais casos e recidivas de ansiedade e depressão implicando mais sofrimento, medo e isolamento social. Atualmente, existe em Portugal uma elevada prevalência de pessoas com perturbações de ansiedade (16,6%), de depressão (7,6%) e de perturbação de humor Bipolar (2%).

Foi com sentido do dever por uma nobre causa, que um pequeno núcleo de pessoas e técnicos de saúde mental, com consciência política, social e espírito de missão por uma causa solidária, se empenharam e dedicaram com orgulho em 1991 na constituição da primeira instituição de saúde mental em Portugal, especializada no apoio e ajuda a pessoas com diagnóstico da Doença Unipolar, Bipolar, perturbações de ansiedade e seus familiares.

Nesta sequência, o símbolo padronizado, registado e usado pela ADEB, representa e veicula várias imagens alegóricas dos estados físicos e psicológicos dos Associados. Aquando da fundação da Associação em 1991, pela primeira vez, os fundadores pioneiros e inovadores na constituição da Associação adotaram um símbolo pintado a preto e amarelo representando a alegria e a tristeza. A negra depressão e o fogo da euforia., bem como traçaram os objetivos, fins e metas que embora tenham sido implantados paulatinamente ao longo dos tempos, têm proporcionado a milhares de pessoas informação especializada, educação para a saúde, prevenção de recidivas, habilitação e autonomia contribuindo desta forma para aumentar a literacia e obtenção de mais saúde, qualidade de vida e cidadania.

A ADEB tem sido o farol e o esteio para milhares de pessoas, onde têm encontrado o referencial e suporte nos seus objetivos estatutários, os quais são implementados, através de valências instituídas no dia a dia, nomeadamente no campo dos Cuidados Continuados em Saúde Mental versus Reabilitação Psicossocial (RPS,) Grupos Psicoterapêuticos (GPT,) Apoio e Orientação Profissional (AOP), Grupos de Ajuda Mútua (GAM), Fórum Sócio Ocupacional (FSO), Atividades Culturais e Recreativas (ACR), SOS Sentir ADEB, Sessões Psicopedagógicas sobre Saúde Mental.

Durante as últimas três décadas, a ADEB tem obtido visibilidade a nível nacional, também graças à colaboração com várias organizações da sociedade civil e da Comunicação Social, tendo atuação a nível nacional, natureza, matriz e objeto jurídico na área da saúde e social, prestando apoio em todos os distritos onde existem filiados com o diagnóstico da Doença Unipolar, Bipolar e perturbações ansiosas.

A ADEB tem sido fonte de informação fidedigna e especializada na promoção da saúde mental em Portugal, dando resposta à solicitação da comunidade por intermédio da linha SOS Sentir ADEB, por e-mail e pela via presencial ou online, tendo realizado até hoje milhares de apoios, divulgação de informação psicopedagógica e esclarecimentos sobre as patologias psiquiátricas e cuidados a ter no dia a dia.

IPSS de utilidade pública com fins de saúde e sociais 8 Nesta sequência, a credibilidade e protagonismo tem vindo a consolidar-se, embora com as suas limitações económicas, no âmbito da saúde como a maior Associação de saúde mental no apoio e representação da doença unipolar e bipolar em Portugal.

No que concerne ao desenvolvimento e resultados quantitativos e qualitativos obtidos ao longo de 30 anos pelas pessoas, verifica-se que a ADEB vem contribuindo para a melhoria da saúde pública e melhor saúde mental, com a abrangência de milhares de pessoas com o diagnóstico das perturbações de humor Unipolar, Bipolar e Ansiosas.

Salientando uma máxima do grande poeta Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. A ADEB durante 30 anos deu um contributo assinalável na promoção, divulgação da saúde mental e na obtenção de ganhos de saúde, qualidade de vida e estabilidade psicossocial a milhares de pessoas.

Tendo em consideração que este Almanaque contempla os artigos mais proeminentes nos mais diversos temas sobre saúde mental incluídos nos 60 números da revista Bipolar, editados desde a data da fundação da Associação em 1991, o mesmo contem cerca de quatrocentas e cinquenta e duas páginas, tendo como objetivo dar relevo e assinalar o 30.º Aniversário da ADEB, celebrado a 5 de junho de 2021, no Anfiteatro da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Torna-se relevante salientar o empenho de centenas de colaboradores da revista Bipolar, e agradecer o contributo gracioso de associados, técnicos da área da saúde mental, os quais têm sido uma mais valia na divulgação e promoção da saúde mental no geral e em especial das patologias Unipolar, Bipolar e da ansiedade.

Ao longo da sua história de vida, a ADEB tem tido o privilégio de contar com atitudes solidárias e a colaboração de dezenas de técnicos da área clínica, familiar, da psiquiatria, psicologia, enfermagem e do setor social.

É muito gratificante observar o respeito e a consideração das entidades oficiais, públicas e privadas pelo relevante papel interventor na área da saúde mental, com resultados positivos na defesa dos direitos humanos, da saúde pública, no combate ao estigma e exclusão social.

Este saldo positivo é fruto do empenho do Elenco dos Corpos Sociais, da dedicação da Equipa de trabalhadores e voluntariado social, os quais têm tido o engenho e arte de cumprir a matriz, a filosofia e objetivos da ADEB, os quais se orientam pela seguinte visão sociológica “Ao longo de 30 anos da ADEB, se o nosso empenho não estivesse neste projeto, se a nossa procura não consistisse em inovar e consolidar o que já existe, se nossa razão não fosse levar a bom porto um trabalho social e de saúde mental, as pessoas com perturbações do humor não estariam tão bem protegidos e apoiados nos seus direitos em Portugal”.

Lisboa, 1 de junho de 2021
Delfim Augusto d’ Oliveira
Presidente da Direção da ADEB
Diretor da revista Bipolar

+ VER REVISTA EM PDF

Voltar
Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.